quinta-feira, 9 de agosto de 2012

E.F.M.M. - FERROVIA DO DIABO - 100 ANOS DE HISTÓRIA

Passando, com minha familia, pelo museu da E.F.M.M, em comemoração a seu primeiro centenário, me deparei com este quadro que nos faz refletir a importancia dessa ferrovia, não apenas para nosso estado, mas para o Brasil. Ferrovia que, em nome do progresso tirou a vida de tantos trabalhadores, conhecida internacionalmente como a Ferrovia do Diabo, destruiu tantas familias, tribos indigênas, kilombolas mas que conseguiu fazer, juntamente com a BR 364, surgir com força um novo estado, Rondônia.
Ferrovia que serviu ao capitalista para escoar nossas grandes riquezas, como toneladas e mais toneladas de ouro, em troca superlotamos o estado de pessoas carentes em busca de uma vida melhor.
Ferrovia esta que depois de satisfeita, ou melhor, depois de esgotada as possibilidadades de escoamento do ouro e enriquecimento dos empresários, perdeu seu objetivo e foi esquecida, ficando apenas sofrimento e marcas na história de quem a ajudou construir e pequenos pedaços para recordação das gerações futuras. Recortes de um passado que ao olhar, no orgulhamos, mas ao observar a arte acima nos perguntamos?? orgulho de que??? orgulho de um povo que com muita garra construiu este estado, orgulho de pessoas que apostaram suas vidas em busca de um futuro para seus familiares, mas não há como nos orgulharmos de dizer que já tivemos uma ferrovia enquanto servia aos interesses dos grandes saquiadores dessa nação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo...